sábado, 11 de novembro de 2017

Posted by jinson on 09:49 No comments
receita batata doce

Perto de minha casa há uma loja que vende frutas e verduras e, segundo o T, são Romenos e só vendem fruta feia e traficada... Dramas à parte, eu vou lá muitas vezes porque tem uma boa oferta, produtos da época e, o mais importante, preços em conta.
Como é que ele sabe que são romenos? Pelo sotaque. Cá eu não consigo notar nadinha...
É verdade que se for a uma frutaria gourmet tudo é mais bonito, e provavelmente até me dura mais uns dias, mas esta está à mão e é económica.

Tudo isto para dizer que comprei lá umas batatas doces. Mas eu nunca vi batatas destas. Eram duras que nem cornos, tive quase que por todo o meu peso para abrir, qual abóbora verde, e depois, era branca. Aquela cor laranja normal das batatas doces não existia. Pálida que só ela.

Lá fui eu fazer um bolo, claro.
Resultados:
O crumble em cima do bolo é qualquer coisa de extraordinário e não pode em circunstância alguma ser ignorado.
O bolo enquanto está quente é D-I-V-I-N-A-L! Mas daqueles em que não fui capaz de parar de comer até estar enjoada.
Depois de arrefecer estava massudo. Saboroso, mas massudo, daqueles que pedem um copinho de chá a acompanhar. Não sei se é mesmo assim, ou se era a minha batata doce manhosa.


Outras receitas de bolos com vegetais:
Tarte de chuchu 
Bolo de chocolate e chuchu
Bolo de chocolate e courgette
Bolo de maçã e ruibarbo
Bolo de cenoura


Ingredientes:

para o bolo
300g de batata doce (1 batata grande)
4 colher de sopa de cacau amargo
300g de farinha
200g de açúcar
3 ovos grandes
110g de manteiga
70ml de natas
2 colheres de sopa de sumo de limão
1 colher de chá de extrato de baunilha
2 colheres de sopa de sementes de papoila (opcional)
1 colher de sopa de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal fino

para o crumble
40g de farinha
30g de manteiga (fria)
35g de açúcar amarelo
1 colher de chá de extrato de baunilha



Preparação:

Descasque a batata e coza-a em água até ficar tenra.

Enquanto a batata coze faça o crumble misturando com a mão todos os ingredientes.
Reservar no frigorífico para que se mantenha frio.

Assim que a batata estiver cozida deve ser escorrida, transformada em puré e nesse puré adicionar o sumo de limão. (Depois de cozida e descascada deverá ter 300g de puré.)
Julgo que a minha batata pedra foi o problema, porque não consegui ter um puré cremoso - na foto pode inclusivamente ver-se um fio da batata doce...

Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Adicione a baunilha e depois a farinha e o fermento.
Adicione então o puré e os ovos, batendo sempre muito bem entre cada adição.
Por fim adicione as natas.

Distribua a massa em duas taças. A que tiver menos, adicione o cacau.
Misture bem.

A receita original dizia para se utilizar uma forma de bolo inglês, eu usei formas mais pequenas de silicone.
Caso não seja silicone, a forma deverá ser untada e forrada com papel vegetal.
Deite metade da massa branca na forma, depois a massa com chocolate e por fim o resto da massa branca. 
Leve ao forno pré-aquecido a 170ºC.
Deixe a cozer por cerca de 15 minutos, retire e cubra com o crumble. Leve novamente ao forno fazendo um total aproximado de 50 minutos.



Receita: Torte di verdure

0 comentários:

Enviar um comentário