segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Posted by jinson on 08:56 4 comments


Conseguia alimentar-me de waffles todos os dias para sempre! É daquelas coisas que quando vejo não consigo resistir.
Para mim não há waffles como as da Haagen-Dazs (passo a publicidade). E desde que a loja do Chiado fechou, a minha vida não é a mesma!
Mas há um problema com waffles: Há as verdadeiras, de massa dura, crocantes por fora e molinhas por dentro, e aquelas terríveis que são moles,  feitas com massa de crepe e que não têm textura. Dessas não como, não gosto, deviam ser abolidas e a sua venda proibida!! Já me perguntaram como é que se distinguem. Fácil, basta olha para a forma das waffles. Quando são uma forma perfeita como aqui ou aqui, é porque são das "moles".

"Então e já foste à Bélgica comer waffles?" Não, não fui. Grande falha, eu sei... :(
[Update, entretanto já fui à Bélgica e, entre outras coisas, fui comer waffles. Se era fã, ainda mais fã fiquei, mas as waffles moles e sem textura continuam a estar na minha categoria de coisas descartáveis!]

Ora bem, já tinha encontrado uma receita P-E-R-F-E-I-T-A de waffles, igual às da Haagen-Dazs, mas implicava horas de preparação e o açúcar caramelizava tanto que a máquina tinha que ser limpa cada vez que se punha massa "nova". Era quase desesperante. 
Até que este Verão fui ao Caffé Benne tomar o pequeno almoço (infelizmente não há nenhum em Portugal) e quando vi waffles teve que ser. O chamamento falou mais alto. E foi a waffle mais surpreendente de sempre. Era doce mas não tinha o açúcar pérola caramelizado, uma versão igualmente boa mas menos doce e claramente muito mais saudável. Quando regressei não descansei enquanto não andei a pesquisar internet fora uma receita das waffles deles.
E encontrei! Se é a receita verdadeira não sei, mas a mim soube-me muito bem e fez-se voltar atrás no tempo.
Devidamente adaptada e testada, aqui está ela!
Esta receita rende 2 waffles. Se for para fazer 4 basta duplicar os ingredientes e trocar o ovo pequeno por um ovo grande.


Ingredientes:
100g de farinha
30g de manteiga
20g de leite
18g de açúcar
2g de fermento em pó
1g de sal em pó
1 ovo pequeno

Preparação:
Misture todos os ingredientes numa taça. A manteiga deve estar à temperatura ambiente ou então utilize um creme de barrar como planta ou becel.
Deixe repousar a massa por uns 5min.
Divida a massa em duas porções e leve à máquina de waffles na temperatura máxima. As waffles vão ficar claras, não deixe demasiado tempo ou a massa acaba por ficar seca.

Categories: ,

4 comentários: