Depois de semanas a lamentar-me que queria fazer gnocchi à mão, from the scratch, e de ouvir como resposta "We have the supermarket downstairs", como quem diz, vai lá abaixo que dá menos trabalho e é bom na mesma, decidi que hoje era o dia para meter mãos na massa. Literalmente.
Durante o processo estava completamente frustrada, porque a massa não estava com a consistência certa, mas consegui dar a volta e ficou delicioso. E o mais importante de tudo, perceber onde é que tinha cometido o erro.
Parece um grande e longo processo, mas não é nada complicado.
Já agora, este prato é bastante saudável, comparando com um prato de arroz ou de massa. O problema aqui, como em quase todos os pratos de massa, são os molhos e este não é excepção.
Receita para 4 pessoas.
Ingredientes:
700g de espinafres
700g de batatas
200g de farinha
2 gemas de ovo (pequenas)
sal, pimenta e alho (para temperar)
50g de queijo parmesão
50g de manteiga
Preparação:
Começar por cozer as batatas em água com sal, sem casca, e depois de cozidas fazer puré.
Eu uso este utensílio:
Para este caso é suficiente, mesmo que fiquem pequenos grumos.
Entretanto fritam-se os espinafres num pouco de azeite com os temperos básicos: sal, pimenta e alho. Depois de cozinhados é necessário picar os espinafres, não é necessário que fiquem em puré. Eu piquei-os à mão, com uma faca.
Depois de tudo cozinhado, chega a parte fundamental e que pode fazer a diferença entre o sucesso ou não do prato: Tanto as batatas como os espinafres devem ser passados num coador para libertarem toda a água que têm.
Numa taça juntar a farinha, as batatas e os espinafres, e mexer. Adicionar uma gema de ovo. Caso seja necessário, adicionar a segunda, depende da consistência da massa.
Se a massa estiver muito mole, é porque um dos purés anteriores estava pouco seco, a única solução para salvar os gnocchi é adicionar mais farinha.
Quando a massa estiver bem ligada, não precisa de ser muito trabalhada, fazem-se rolinhos de massa.
Para trabalhar a massa é necessário polvilhar a bancada com farinha para não colarem.
Se a massa estiver fria, é mais fácil, especialmente para quem tem menos jeito para os cozinhados!
Depois dos rolinhos feitos, cortar com uma faca.
Não existe um tamanho certo para os gnocchi, o único requisito é que têm que ter um tamanho uniforme por causa do tempo de cozedura.
Os meus não estavam 100% uniformes e mesmo assim não houve problema!
Para cozer os gnocchi é muito simples, basta por uma panela de água a ferver, quando estiver a ferver temperar com sal, colocar os gnocchi e assim que eles vierem à superfície estão cozidos e devem ser retirados da água imediatamente.
Para o molho: derreter a manteiga com o queijo e deitar sobre os gnocchi.
Servir imediatamente!
Receita Chop Sizzle Wow