Há receitas que tiram qualquer um do sério.
Porque demoram muito tempo, porque facilmente correm mal, porque têm demasiados passos.
E não há nada pior que macarrons. É a triste realidade dos factos. Mas não desisti. E ao fim de algumas tentativas, lá consegui encontrar uma fórmula que resultou.
Não, não são os macarrons da Arcádia. Lindos e perfeitos, com sabores de chorar... mas pelo menos não envergonham!
Ingredientes:
Bolo
140g de farinha de amêndoa
125g + 105g de açúcar
3 claras de ovo
corante vermelho ou rosa
125g + 105g de açúcar
3 claras de ovo
corante vermelho ou rosa
aroma de morango
Recheio
85.5g de manteiga à temperatura ambiente
170.5g de açúcar em pó
corante amarelo
aroma de baunilha
Preparação:
Comece pelo recheio.
Misture a manteiga com o açúcar (125g) com uma varinha mágica até ficar claro.
Junte o corante e o aroma a gosto.
Deixe repousar no frigorífico para ganhar firmeza.
Num robot de cozinha, triture a farinha de amêndoa juntamente com o açúcar de forma a obter um pó bem fino. Peneire a mistura para uma taça.
Bata as claras em castelo. Logo que elas sejam bem espumosas, adicione 1/3 do açúcar, bata mais 1 minuto. Adicione enfim o açúcar restante e bata mais 1 minuto. Com a ajuda de uma espátula, incorpore delicadamente às claras em castelo a mistura de farinha de amêndoa.
Adicione o corante e o aroma.
Misture mais um pouco apenas para que fique um pouco mais mole.
Sobre uma placa de forno coberta com papel manteiga ou um tapete próprio para macarrons de solicone faça pequenos macarons de 3-4 cm de diâmetro com um saco de pasteleiro munido de um bico redondo de 10 mm. Bata levemente com a placa para a massa acabar de se espalhar;
Pré-aqueça o forno a 150ºC. Deixe os macarons repousarem ao ar livre 20 minutosantes de os levar ao forno. Coza-os durante 15 minutos até que ganhem uma ligeira crosta.
Pré-aqueça o forno a 150ºC. Deixe os macarons repousarem ao ar livre 20 minutosantes de os levar ao forno. Coza-os durante 15 minutos até que ganhem uma ligeira crosta.
Esta é uma das partes críticas. Há que controlar a temperatura e garantir que estão o tempo necessário, nem mais, nem menos!
Quando o tempo terminar abra a porta do forno, mas não os tire de lá, ou eles podem começar a rachar. Apenas devem ser manipulados depois de frios.
Coloque o recheio nas metades e guarde no frigorífico dentro dum recipiente fechado. Não devem ser conservados por mais de 5 dias.
Receita adaptada daqui: http://asreceitasdaminhacozinha.blogspot.pt/2015/06/macarons-de-framboesa.html
0 comentários:
Enviar um comentário