Numa missão de fazer waffles permitidas numa dieta, decidi investigar, experimentar e aqui estão elas. Não são super crocantes caramelizadas porque não têm o açúcar, mas não faz delas uma coisa menor, só diferente e mais saudável. Depois de frias/no dia seguinte, estão um pouco mais moles. Para mim não é um problema, mas deixo a dica.
Eu quando faço, faço bastantes. Depois guardo no frigorífico ou congelo, por isso é importante que não fiquem 100% cozidas na primeira vez que vão à máquina, assim ainda temos um bocadinho de tempo para as aquecer na máquina sem que fiquem em carvão!
Rendimento: 14 bolachas
Outra receita de waffle que também adoro (e não muito gorda) aqui.
Ingredientes:
1+3/4 de chávena de farinha integral
1/2 colher de chá de sal fino
2 ovos
1+1/2 de chávena de leite
1 banana grande muito madura
1 colher de sobremesa de extrato de baunilha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
Preparação:
Comece por bater as claras em castelo, bem firmes e reserve.
Num pratinho transforme a banana em puré com a ajuda de um garfo e reserve.
Numa taça com a farinha e o sal vá deitando o leite em fio, mexendo sempre. Atenção ao grumos! Quando estiver tudo incorporado adicione as gemas.
Misture bem tudo e junte os ingredientes em falta: a banana, a baunilha e o fermento, mexa e tenha especial atenção à banana para que fique uma mistura homogénea.
Com cuidado envolva também as claras no preparado.
A massa está pronta para ir cozer, não precisa de tempo de repouso.
Cozer numa temperatura não muito elevada - eu usei 2,5 de 6 níveis na minha máquina.
A massa cola um bocadinho, é melhor passar um pouco de óleo antes de cada bolacha.
Notas:
- Esta massa não é sólida, para uma massa mais sólida diminuir a quantidade de leite em 25%. Também não é supeeeer líquida, que essas eu não gosto!
- Se a banana não der o doce suficiente/desejado pode ser adiciona mel, geleia de agave ou outro substituto. Atenção que depois o que for posto por cima da waffle (chocolate, doce, fruta...) é também geralmente doce, por isso uma base mais neutra pode ajudar a equilibrar os sabores.
0 comentários:
Enviar um comentário