Há que dizer que mesmo em Itália apesar de ser um prato conhecido é muito típico de uma região específica e por isso também poderá ser difícil de encontrar em Roma, por exemplo.
Pode ser comido "in brodo" ou "asciutti".
In brodo: significa em caldo. É fazer um caldinho de carne ou de vegetais (ou mesmo de peixe), e colocar os passatelli a cozer lá dentro. São 2 minutos até virem acima e estarem prontos para servir, sempre com muito parmesão ralado. Este prato é servido essencialmente durante o Inverno porque é uma sopa que nos aquece.
Asciutti: significa secos. Neste caso são cozidos em água, sempre 2 ou 3 minutos, até começarem a boiar, e depois têm que ser tirados da água e misturados a um molho de massa. Muito bom mas não recomendo como primeira experiência porque se os "fios" da massa não forem resistentes vão ficar todos partidos neste processo e fica uma papa vomitada.
A dificuldade deste prato é só uma: a consistência da massa porque cada pão ralado é um pão ralado e os ovos não são todos do mesmo tamanho. Só mesmo com o tempo é que se consegue dominar a técnica.
Receita para 3 pessoas, se comidos in brodo.
Ingredientes:
170g de pão ralado
70g de parmesão
3 ovos
1 gema
casca de limão e noz moscada para aromatizar
Preparação:
Numa taça misture todos os ingredientes. Deve ficar uma massa dura que não cole às mãos, mas não demasiado dura que fique difícil de trabalhar. O ideal será colocar apenas 150g de pão e o pão restante pode ser usado ou não para equilibrar a massa.
Faça passar a massa por uma máquina de triturar carne (daquelas antigas das avós, de ferro!) ou por um esmagador de batatas.
Este do ikea não dá!!! Não porque é do ikea obviamente mas porque tem buracos na lateral, e devem ser só na base. E também porque são muito finos os buracos... O ideal são os esmagadores que têm várias placas com várias espessuras, e usar uma espessura de 4 mm de diâmetro +-.
Os esmagadores de plástico podem ser muito frágeis, atenção que podem partir!
O melhor mesmo é a máquina de ferro da avó para a carne.
Receita: P. Artusi
0 comentários:
Enviar um comentário